Velogames — Volta a Portugal em Bicicleta
O George continuar a fazer Velogames da Grandissima é um dos fenómenos mais engraçados do ciclismo internacional.
![Velogames — Volta a Portugal em Bicicleta](/content/images/size/w1200/2024/07/velogames_hero_portugal_2024.webp)
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/07/4b6d07fe8f8f4216af97874d9e9632d7-1.jpg)
Análise ao percurso: A Volta volta este ano a começar com um prólogo, sempre essencial para a fantasy dada a importância da primeira amarela. E como não são só as etapas que têm "saídas à portuguesa", também a prova tem no seu primeiro dia em linha uma dura chegada em alto a Miranda do Corvo. Segue-se uma etapa para os homens rápidos e depois o monstro da nossa grande volta, a subida à Torre. Depois de 5 dias calmos, onde as fugas e os velocistas devem dividir as vitórias, chegamos ao fim de semana final e decisivo, com a mítica chegada à Senhora da Graça e um contrarrelógio de 27 quilómetros com chegada a Viseu.
Sistema de Pontuação: Fantasy Volta a Portugal 2024 — Scoring Points.
Shortlist falso plano
- Mauricio Moreira (22) — Vencedor em 2022, foi um fiasco em 2023. Está a fazer uma temporada tremenda: sempre top-5 nas seis provas que disputou — em algumas atrás dos colegas Nych e Johansen. É um dos favoritos a vestir a amarela logo depois do prólogo de Águeda.
- Artem Nych (22) — O ciclista russo, ex-Gazprom, tem o dobro dos quilómetros de Mauricio Moreira este ano e uma regularidade similar: em provas por etapas só falhou o top-5 na Volta ao Alentejo, em Março. Venceu o GP Internacional Beiras e Serra da Estrela e o GP Abimota. Deverá ser o co-líder da Visma portuguesa — tipo Almeida & Yates na Vuelta.
- Colin Stüssi (20) — O suíço da Voralberg é o campeão em título. E não o vai revalidar.
- Jonathan Klever Caicedo (16) — O Carapaz dos pobres é o líder da equipa mexicana Petrolike. Se tiver o combustível certo pode tornar-se o primeiro equatoriano a vencer a Grandíssima. Tem cinco anos de experiência na EF e está em boa forma: acabou de fazer top-5 no Giro dell'Appennino, atrás de três Emirates e um Astana.
- Antonio Carvalho (16) — O veterano da ABTF Betão - Feirense aponta sempre o pico de forma para a Volta a Portugal e raramente falha. Fechou o pódio final nas últimas duas edições.
- Luis Ángel Maté (16) — O quarentão da Euskadi é o nosso plantador de árvores preferido. Foi top-5 na última edição.
- Afonso Eulálio (14) — É uma das maiores promessas do ciclismo português e pode dar o salto em breve. Tem alguns resultados interessantes em 2024, destaco o 5.º posto na Vuelta Asturias Julio Alvarez Mendo, atrás de dois Emirates e dois Burgos, e o 2.º lugar no GP Internacional Torres Vedras - Trofeu Joaquim Agostinho, atrás do Orluis Aular. Deverá ir ao Tour de l'Avenir, daqui a um mês.
- Frederico Figueiredo (14) — Trepador puro da Sabgal, pode ganhar na Torre mas nos contrarrelógios vai de marcha-atrás.
- Leangel Rubén Linarez (14) — Forma uma dupla temível com João Matias. Na última edição venceu duas etapas. Este ano picou o ponto na Volta ao Alentejo.
- Luís Mendonça (14) — Já não vence muitas vezes mas continua super consistente e isso pode significar uma batelada de pontos aqui.
- Rafael Reis (14) — O Ganna português é o principal favorito a vencer o prólogo de Águeda.
- Daniel Babor (12) — É o sprinter da Caja Rural. Não vai ser lançado por Iúri Leitão mas pode vencer etapas e, quem sabe, voltar a conquistar a camisola dos pontos.
- Diego Andrés Camargo (12) — Outro Petrolike com experiência de WT. O colombiano ex-EF ficou em 2.º na Vuelta a Colombia há um mês.
- Henrique Casimiro (12) — Voltista da Efapel #1. O veterano de 38 anos foi 6.º na última edição.
- Delio Fernández (12) — Mais um trepador de 38 anos. Venceu na torre e fez 2.º na Senhora da Graça na última edição.
- João Matías (12) — É o outro destaque da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua para os sprints.
- Francisco Joel Peñuela (12) — O jovem venezuelano da Rádio Popular - Paredes - Boavista tem uma ponta final muito interessante. Vai picar o ponto.
- Joan Bou (10) — É um corredor muito consistente e com muita experiência em provas de outro calibre. É estreante na Grandíssima mas acredito que não vai falhar o top-15.
- Mathias Bregnhøj (10) — Este dinamarquês brilhou no Circuito das Ardenas, onde só perdeu para o prodígio Joseph Blackmore. Tem outros resultados interessantes em 2024: foi 3.º na Clássica da Arrábida e no GP Douro Internacional.
- Jesus Del Pino (10) — Um em muitos.
- Luís Gomes (10) — Sprinter-puncheur da GI Group Holding - Simoldes - UDO. Fechou o pódio nos nacionais.
- Hélder Gonçalves (10) — O jovem de 24 anos é a aposta da Rádio Popular para a GC. Foi 11.º em 2023.
- Abner González (10) — Voltista da Efapel #2. O ex-Movistar está em boa forma: foi 5.º no GP Internacional Torres Vedras - Trofeu Joaquim Agostinho.
- Julius Johansen (10) — É um Rafael Reis low cost. Bateu Mauricio Moreira e Rafael Reis no GP Anicolor.
- Tiago Leal (10) — Boa temporada do jovem de 24 anos. Finaliza bem.
- Scott McGill (10) — É um sprinter muito regular, está a fazer uma ótima temporada. Em 2022 venceu duas etapas e levou a camisola dos pontos.
- Alex Molenaar (10) — Temporada em crescendo. Impressionou no GP Internacional Beiras e Serra da Estrela.
- Tyler Stites (10) — Boa temporada. Mas deverá estar "tapado" pelo McGill.
- German Nicolás Tivani (10) — Mítico ciclista argentino, ex-Emirates, Agrupación Virgen de Fatima e Corratec. Vai fazer muitos pontos.
- Tiago Antunes (8) — Voltista da Efapel #3. Mais uma boa opção para atacar a GC. Está a fazer uma boa temporada.
- Francisco Campos (8) — É o sprinter da APHotels & Resorts / Tavira / SC Farense. Já soma três vitórias em 2024.
- Noah Campos (8) — O jovem de 19 anos é o campeão nacional de sub-23.
- Afonso Silva (8) — Jovem com qualidade. Foi 4.º na Volta ao Alentejo e nos nacionais.
- Joaquim Silva (8) — Voltista da Efapel #4. Corredor versátil.
- Rodrigo Caixas (6) — Sprinter da Credibom / LA Alumínios / Marcos Car.
- Gonçalo Carvalho (6) — A subir de forma. Pode ir ao top-15.
- Emanuel Duarte (6) — Limpou a Sabgal e a Efapel no Grande Prémio O Jogo.
- Jaume Guardeño (6) — Tem apenas 21 anos e acabou de fazer 8.º no Tour of Qinghai Lake. Na última edição da Grandíssima foi 18.º. Candidato à juventude.
- José Félix Parra (6) — O líder da Kern Pharma é uma das pechinchas.
- Sergi Darder (4) — Sprinter espanhol de 21 anos com alguns resultados interessantes.
- David Domínguez (4) — Venceu o GP Douro Internacional.
- Alexandre Montez (4) — Uma das promessas do ciclismo nacional.
Nota: esta shortlist foi escrita com a ajuda do Pedro Valadas, a quem agradecemos os inputs fornecidos. Se a coisa correr mal, já sabem a quem devem pedir explicações.
Código da liga falso plano: 331446411