Cycling Fantasy — Grand Prix de Wallonie
Uma clássica da primavera quase no Outono. Van der Poel favoritíssimo, estará preparado para os mundiais?
![Cycling Fantasy — Grand Prix de Wallonie](/content/images/size/w1200/2022/09/image_2022-09-13_155815856.png)
Análise ao percurso: O traçado é o típico traçado belga, acidentado, com várias subidas curtas mas exigentes que acabam por selecionar o grupo principal afastando os sprinters mais puros da luta pela vitória. Neste caso, com uma chegada à Citadelle de Namur, numa subida de 3 quilómetros a 3,9%, com 500 metros a quase 8% e em pavé. Podemos esperar a chegada de um pelotão reduzido (até 20 a 30 elementos) ao sprint, tal como no ano passado em que ganhou Christophe Laporte, ou, se Deus Nosso Senhor Mathieu van der Poel quiser, um ciclista isolado depois de atacar a 30 quilómetros da meta, onde começam as derradeiras dificuldades. De uma maneira ou de outra é ele o grande favorito mas, de qualquer forma, procurem escolher corredores habituados a correr clássicas com uma boa ponta final. O mais importante numa clássica é acertar no vencedor.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2022/09/image-4.png)
Shortlist Falso Plano
1200:
- Mathieu van der Poel — O grande favorito. A preparar os mundiais deverá querer marcar uma posição. Qualquer cenário é bom para ele. Obrigatório!
- Jasper Philipsen — Para mim, surpreendente a sua presença mas é a Alpecin a cobrir qualquer hipótese. Num dia bom é capaz de passar as dificuldades, só que suponho que a corrida seja demasiado atacada para ele. A 1200 é capaz de ser caro mas não descarto a sua vitória.
600:
- Bryan Coquard — Um pouco como Philipsen, um dos melhores sprinters presentes mas dúvidas sobre se aguenta o ritmo da corrida. Não o vejo a ganhar de qualquer forma. Se aguentar no grupo vencedor, Philipsen também deve lá estar por isso não terá grande hipótese. Boa aposta se acreditarem que passa as dificuldades.
- Biniam Girmay — A melhor combinação entre puncheur e sprinter da startlist, a par de MvdP, deverá estar na luta pela vitória.
- Dylan Teuns — Acredito que estará na luta (foi para isso que foi contratado) mas será duro o suficiente para ganhar um sprint a Van der Poel ou Girmay? De qualquer forma é uma boa opção.
400:
- Greg Van Avermaet — Classicómano por excelência. Já ganhou esta prova e está em forma.
- Victor Campenaerts — Outro classicómano mas a falta de ponta final pode prejudicá-lo. Ainda assim, é corredor para estar no grupo vencedor seja qual for o seu tamanho, e daí a um top-20 é um pulinho.
- Gonzalo Serrano — Outro candidato à vitória. Está em forma, vem de uma vitória na Bretanha e pode surpreender qualquer um.
- Barguil — Aguenta as dificuldades de certeza e tem uma boa ponta final. Candidato ao top-5.
- Capiot — Terceiro lugar no GP de Fourmies recentemente contra alguns dos melhores sprinters puros do mundo. É candidato a outro pódio.
- Oldani — Quarto lugar na mesma prova. Tem Mathieu van der Poel e Philipsen na equipa. As suas características são boas mas não será a primeira opção da equipa.
200:
- Axel Zingle — Parece que a época começa a tornar-se larga mas se não o levam, ele vai lá e zinga!
- Georg Zimmermann — Bons resultados recentes em provas com pelotão muito melhor, pode ser a segunda carta da Intermarché mas o percurso parece ser bom para Girmay portanto o seu espaço pode ser reduzido.
- Sven Erik Bystrøm — Outro Intermarché-Wanty com características para disputar esta prova, mas poderá ficar tapado pelos colegas.
- Corbin Strong — Surpreendeu no Tour of Britain (nem o conhecia). Tem boa ponta final, parece passar bem este tipo de dificuldades e está em forma. Candidato ao top-10.
- Sep Vanmarcke — Está no melhor momento da época, é classicómano e muito capaz neste terreno. Cai muito e por isso é sempre um risco. Mas o top-5 é possível.
- Sylvain Moniquet — Portou-se bem nas clássicas do Canadá e a Lotto-Soudal quer pontos portanto deve lutar pela melhor classificação possível.
- Julien Simon — Uma vitória nesta prova e vários top-10. Bons resultados recentes em França dão a entender que está em forma. Boa opção.
- Dries Van Gestel — Grande época, bom sprint, a forma recente parece boa e já disputou a vitória em provas mais duras. Pode sacar aqui um top-10, quem sabe algo mais, parece ter jeito para se meter nos grupos certos.
- Jasper De Buyst — Já fez pódio nesta prova, a Lotto quer pontos e está a fazer uma boa época.
- Dimitri Claeys — Já fez pódio nesta prova.
- Philippe Gilbert — O velhote já ganhou aqui duas vezes e vem de um oitavo lugar em França. A Lotto quer pontos por isso, deixem-me sonhar.
Play Store: Cycling Fantasy
App Store: Cycling Fantasy