Antevisão — UAE Tour

Quem não tem Poga, caça com Yates.

Antevisão — UAE Tour
UAE Tour

Introdução

A verdadeira época World Tour começa agora. E desta vez, sem Tadej Pogačar, o vencedor é uma incógnita. Quem será o novo Rei das Arábias?

O percurso

Etapa 1 — Primeira etapa do UAE Tour, primeira etapa ao sprint. Isto, se os ventos do deserto não soprarem com intensidade suficiente para criar o caos no pelotão.
Em 2021, nesta etapa, este cenário verificou-se e Mathieu van der Poel venceu a tirada, batendo David Dekker e Michael Mørkøv ao sprint.

Stage 1: Al Dhafra Castle - Al Mirfa (151km)

Etapa 2 — Um contrarrelógio por equipas no porto de Khalifa: curto, plano e sem grandes dificuldades técnicas.

Stage 2 (TTT): Khalifa Port - Khalifa Port (17.3km)
Percurso do TTT no Khalifa Port

Etapa 3 — A terceira tirada termina com os 19 longos quilómetros no falso plano de Jebel Jais. Deverá terminar ao sprint, entre os principais candidatos à GC.

Stage 3: Umbrella Beach Al Fujairah - Jebel Jais (185km)
Jebel Jais (1489m): 19km @ 5.6%

Etapa 4 — Está na altura dos melhores sprinters do mundo puxarem dos galões: típica etapa ao sprint do UAE Tour nº1.

Stage 4: Al Shindagha - Dubai Harbour (174km)

Etapa 5 — Típica etapa ao sprint do UAE Tour nº2.

Stage 5: Al Marjan Island - Umm al Quwain (170km)

Etapa 6 — Típica etapa ao sprint do UAE Tour nº3.

Stage 6: Warner Bros. World Abu Dhabi - Abu Dhabi Breakwater (166km)

Etapa 7 — A prova termina com a etapa rainha na mítica ascenção de Jebel Hafeet. É uma subida que Adam Yates conhece bem — 1º em 2020 e 2º em 2021 e 2022 atrás de Tadej Pogačar. O britânico parte como favorito mas há outros corredores com categoria para dar espetáculo. Preparem as pipocas.

Stage 7: Hazza Bin Zayed Stadium - Jebel Hafeet (153km)
Jebel Hafeet (1029m): 10.7km @ 6.8%

O que esperar

Uma boa realização televisiva ao nível da corrida e da propaganda turística dos Emirados Árabes Unidos. Um vencedor diferente, da equipa do costume. Três ou quatro etapas disputadas pela nata da nata dos sprinters mas que não deverá servir de barómetro para a temporada.

Favoritos

Adam Yates — Vencedor em 2020 e segundo classificado nos dois anos seguintes, atrás do canibal esloveno. Parte como favorito e com a pressão de vencer a corrida para agradar aos patrocinadores. Mas a equipa também tem outras opções.

Remco Evenepoel — O campeão do mundo chega aqui com alguma pressão após o fiasco de San Juan. Vai ter de puxar dos galões para conseguir derrotar a Emirates.

Pello Bilbao — Sempre em alto nível neste tipo de provas. Faz aqui a terceira corrida de uma semana nesta temporada — 3º no Tour Down Under e 4º na Volta à Comunidade Valenciana.

Jay Vine — Uma alternativa de luxo a Adam Yates. O trepador australiano começou a temporada da melhor forma pela nova equipa, vencendo o Tour Down Under.

Brandon McNulty — Mais uma excelente opção dentro da UAE Team Emirates. Já aqueceu o motor em Valência — 7º na GC — e o percurso adequa-se às suas características.

Luke Plapp — O bi-campeão australiano desiludiu no Tour Down Under mas tem aqui uma oportunidade para se redimir. Foi 5º em Jebel Hafeet na última edição.

Apostas falso plano

Henrique Augusto — Pello Bilbao. Tantas vezes o cântaro vai à fonte...

Lourenço Graça — O Lourenço adora o Carnaval. E o Riccitello.

Miguel Branco — Jay Vine. Tenho uma lesão no gémeo.

Miguel Pratas — O Remco vai dar cabo da Emirates.

Ricardo Pereira — Adam Yates. Se não os podes vencer junta-te a eles.

Sondagem falso plano