Antevisão — Gent-Wevelgem in Flanders Fields

Jumbo-Visma presente? Check. Clássica do pavé? Check. Não é monumento? Check. Mais uma para as abelhas.

Antevisão — Gent-Wevelgem in Flanders Fields
Gent-Wevelgem in Flanders Fields

Introdução

Ainda dizem que a Primavera não é a melhor estação do ano. Depois do show de sexta-feira na E3 Saxo Classic, realiza-se este domingo uma das corridas mais importantes deste período: a mítica Gent-Wevelgem. A Clássica do Vento, que termina em Wevelgen, realiza-se pela 85º vez.

Girmay venceu a última edição. O eritreu fez história ao tornar-se o primeiro ciclista africano a vencer uma clássica do World Tour.

O percurso

O percurso, não tendo muita dureza em termos de inclinação e pouca quilometragem em pavé, permite aos sprinters sonharem com o sucesso.

Ypres - Wevelgem (260.9km)

Mas a subida ao Kemmelberg, apesar de curta, é muito dura. A primeira passagem surge apenas ao quilómetro 178, o problema é que são três as vezes que terão de passar por lá. Ainda assim, sobram 35 quilómetros após a última passagem, sem mais nenhuma dificuldade relevante além do mau tempo e da quilometragem acumulada nas pernas.

Vão haver ataques no Kemmelberg, ai vão vão.

Kemmelberg (Ossuaire): 700m @ 10.4%

O que esperar?

Dia de chuva mas o que é que isso interessa? Clássica do Pavé WT que não é monumento? É para a Jumbo-Visma.

Sem dois dos três mosqueteiros, Pogačar e Van der Poel, Van Aert parte como favorito e a Jumbo, apesar de não levar o melhor bloco possível, tem outras opções de luxo neste terreno como Laporte e Van Hooydonck e até mesmo o rapidíssimo Olav Kooij, mais numa perspetiva de sprint compacto. É sem dúvida a equipa mais completa e mais forte.

Mas existem outros blocos que metem respeito e têm várias opções para os diferentes cenários de corrida que podem surgir. Destaco a Trek, com a dupla Stuyven & Pedersen e a Alpecin-Deceuninck, com a dupla Philipsen & Kragh Andersen.

Alguns blocos, como a Soudal - Quick Step, com Merlier e Jakobsen, e a Lotto Dstny, com De Lie e Ewan, irão ter de perseguir os atacantes pois contam com opções fortíssimas para o sprint.

Favoritos

Wout van Aert — Dispensa apresentações. 1º na E3 Saxo Classic, é top e qualquer que seja o cenário é um dos favoritos e conta com um bloco fortíssimo.

Mads Pedersen — Está com pernas para limpar uma grande clássica este ano. Esta encaixa na perfeição.

Biniam Girmay — Desiludiu na Milano-Sanremo, o seu grande objetivo do ano, mas é o campeão em título e é da Intermarché. Adorava um bis do Bini.

A não perder de vista

Christophe Laporte — É a melhor alternativa dentro da Jumbo. Fez 2º no ano passado, tem estado bem e ainda não ganhou este ano. É uma questão de tempo.

Jasper Stuyven — É um dos melhores classicómanos do mundo e é o meu classicómano preferido. Vai estar sempre na frente.

Søren Kragh Andersen — Está numa super forma — 5º na Milano-Sanremo e 9º na E3 Saxo Classic. Vai ser um dos corredores mais ofensivos do dia, tal como o Jasper da Trek, contando com o Jasper da Alpecin como alternativa para o sprint.

Iván García Cortina — Desempenho impressionante na E3 Saxo Classic. Já disse anteriormente, vai ganhar um Monumento e o painel falso plano vai pagar-me um jantar. Gent-Wevelgen já podia valer uma rodada...

Jasper Philipsen — Melhor sprinter do mundo? Eu acho que sim. Não desiludiu no Tirreno — duas vitórias — e esteve muitíssimo bem na Milano-Sanremo (15º) e na Brugge-De Panne (1º). Dá garantias à Alpecin em caso de sprint massivo.

Tim Merlier — Está a voar e parece a melhor opção da Quick Step neste terreno. Em caso de sprint massivo, é o favorito a par de Jasper Philipsen.

Arnaud De Lie — Desiludiu no Paris-Nice e na Milano-Sanremo? Calma. É um fora-de-série e é um dos protegidos falso plano.

Stefan Küng — Dia chuvoso... Dificilmente fica de fora do top-10. Bora lá Stefan, tu mereces ganhar uma prova deste calibre.

Matej Mohorič — Mais um esloveno incrível. É um dos meus corredores favoritos. Outro que dificilmente ficará fora do top-10.

Apostas falso plano

Henrique Augusto — Wolfpack, c'mon, do something. Tim Merlier.

Lourenço Graça — Philipsen. O Merlier vai trabalhar para ele.

Miguel Branco — Não faço ideia. Tenho muita gent à minha volta. Estou confuso.

Miguel Pratas — Depois do que vi na E3 Saxo Classic, um ciclista espanhol vai ganhar pela primeira vez esta corrida: Iván García Cortina.

Ricardo Pereira — Laporte. É o que falta da Jumbo...

Sondagem falso plano