Antevisão Etapa 7 — La Vuelta ciclista a España
Se pensarmos bem, caso o Remco falhe o Mas é o maior candidato a ganhar isto... Ayuso faz lá um milagre.
![Antevisão Etapa 7 — La Vuelta ciclista a España](/content/images/size/w1200/2022/08/vuelta-a-espana-2022-stage-7-profile-n2-3ab9f7ed51.jpg)
Rescaldo Etapa 6
Dia normal, com a Groupama a controlar a fuga, até à penúltima subida em que a Quick-Step decidiu endurecer a corrida deixando o pelotão com cerca de 50 unidades e o camisola roja em dificuldades. Na última subida o primeiro ataque surgiu por parte de Yates, a nove quilómetros do fim, seguido de Remco apenas com resposta de Mas e um grupo com Roglic, Sivakov, Yates e Ayuso (oh João...) atrás. Com isto, Jay Vine, que tinha atacado sem que houvesse resposta, apanhou o que restava da fuga inicial e conseguiu ganhar a etapa sendo acompanhado no pódio por Remco e Mas a 15 segundos. Ayuso distanciou-se do grupo, onde estava, chegando a 55 segundos do vencedor e os restantes favoritos chegaram num grupo a 1:37 minutos.
A subir: Remco - a fazer o que se esperava. Enric Mas — incrível. Ayuso — a marcar posição dentro da UAE.
A descer: Roglic — sofreu e não conseguiu acompanhar Remco. João Almeida — tázonde?
O percurso
A etapa 7 tem um perfil estranho. Uma primeira categoria no meio da etapa, o Puerto de San Glorio. Uma subida muito longa de quase 20Kms a 5.9%. Sendo o resto da etapa completamente plana. Esta montanha irá afastar os sprinters puros da disputa pela etapa mas será que distancia nomes como Pedersen?
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2022/08/image-7.png)
O que esperar?
Não faço ideia. Este perfil de etapa não faz sentido nenhum. Não vão existir diferenças na geral dado que a única subida acaba a 65 quilómetros da meta e nem descida tem. As diferenças já são grandes o suficiente para que uma fuga chegue com muito tempo e a Quick-Step não deve querer gastar muitas forças a controlar a corrida. Portanto, ou outra equipa, como a Trek tendo em vista a vitória em etapa de Mads Pedersen, trabalha ou então acredito que será dia para a fuga. Uma coisa é certa, a fuga deve estabelecer-se muito tarde na etapa, quem sabe apenas durante a subida.
Quem vai ganhar?
Mads Pedersen - Tem de ser o maior favorito. Está em grandíssima forma (pun intended) e se não existirem loucuras aguenta a subida no pelotão.
Jake Stewart - Mostrou boa capacidade em subida na etapa 5 e é um sprinter por isso pode ser uma boa oportunidade para ele.
Daryl Impey - O mesmo que Jake Stewart.
Ethan Hayter - Um bocado duvidoso o seu estado de forma. A etapa 5 era ao seu jeito mas nem no grupo principal chegou ainda que possa ter aligeirado o ritmo quando viu que não ia disputar a etapa.
Patrick Bevin - Amo-te, kiwizinho.
Nikias Arndt - Mais um que andou na fuga na etapa 5 e que tem um bom sprint.
Robert Stannard - Boa ponta final, provavelmente só terá possibilidade de ganhar estando na fuga.
Fred Wright - Outro como Stannard. Falhou a roja e a etapa no quinto dia de competição por pouco. Acredito que deverá querer tentar outra vez a vitória.
Jan Bakelants - Ganhou recentemente uma etapa na Wallonie. Se se intrometer na fuga tem uma boa hipótese de ganhar.
Apostas Falso Plano
Henrique Augusto: Lutsenko. Abdicou cedo hoje, acredito na fuga e parece estar com pernas.
Lourenço Graça: Mads Pedersen. Depois da dureza de hoje e das condições meteorológicas não haverá grandes forças para fugas e este homem está numa forma incrível.
Miguel Branco: Fred Wright. Porque ele merece.
Miguel Pratas: Fred Wright. Engoliu uma caixa de Rennie na quarta mas amanhã cospe a vitória em Cistierna.
Ricardo Pereira: Bevin <3