Antevisão Etapa 18 — Giro d'Italia

Esta é o aperitivo. O Chef João vai-nos dar o seu prato de assinatura. Roglič e G no espeto.

Antevisão Etapa 18 — Giro d'Italia
Giro d'Italia

Rescaldo da Etapa 17

Como podem imaginar não vi. Mas vocês acham que eu ia perder o meu tempo a ver uma etapa a descer? Só se fosse uma cronodescida. Ganhou o Dainese e o Marit ficou a chorar, é o que se retira desta etapa.

Gaviria a assistir na primeira fila ao sprint pela etapa 17. (foto: CyclingNews)

As dolomitas

Voltamos à montanha, numa etapa com duas primeiras categorias mas que termina com duas segundas categorias encadeadas. Sabe a pouco neste momento. Queríamos todos ver um Zoncolan para o João acabar com a concorrência. Enfim, é o que há. A Forcella Cibiana é durinha, tem quatro quilómetros a 9% (mais coisa menos coisa), e o Coi tem dois acima dos 10%. No fundo é possível endurecer a corrida mas não é o dia mais duro deste Giro, esse está guardado para sexta.

Oderzo - Val di Zoldo (160 km)

O que esperar

Não acredito que haja diferenças entre os três favoritos porque não me parece etapa em que se consiga descartar Roglič. A INEOS e a UAE não devem trabalhar para apanhar os fugitivos do dia pois preferem evitar uma luta pelas bonificações com o esloveno, e a Jumbo, ainda que obviamente interessada neste cenário, também deve deixar essa responsabilidade para outros, dado que não tem a rosa e a confiança no seu líder não deve ser muito alta. Assim sendo acredito que será para a fuga.

Acredito que haja algum fogo de artifício só para testar as águas, talvez até por parte de Roglič só para meter os outros dois em sentido, mas já com a fuga a lutar pela vitória.

Favoritos

Filippo Zana — Que forma tremenda. Desde a Romandia a andar bem e na terça ainda teve força para ajudar o surpreendente Dunbar na última subida do dia. Tem aqui uma oportunidade de ouro para dar a segunda à Jayco.

Warren Barguil — A montanha desta etapa não é muito dura e em Bergamo chegou com os melhores da geral. Não o queiram levar para o risco.

Ben Healy — Vai para a fuga tentar fechar a azurra e vai atacar na Forcella. Se chega para ganhar? Vamos ver.

A não perder de vista

Thibaut Pinot — Contas complicadas para o francês. A rosa de Armirail obrigou-o a ficar no pelotão, e nem era certo que pudesse ir para as fugas devido à sua classificação na geral e isso levou-o a perder a camisola da montanha para um Healy em grande forma. E agora? Será que pode ir em mais uma fuga? Será que vale a pena lutar com o irlandês? Ou será melhor sacar uma etapa? Eu apostava tudo na etapa.

Primož Roglič — Se a fuga não chegar acho que é o favorito para ganhar ao sprint.

João Almeida — Calma, respira. Esta não deve valer o esforço, deixa a fuga chegar, começa a endurecer na Forcella e dá só um cheirinho no Coi. Só pra ver.

Aurélien Paret-Peintre — Estás fora do top-15. Tens de fazer qualquer coisa.

Ilan Van Wilder — Bela volta que está a fazer. Remco teria aqui um ajudante à altura. Se o deixarem ir na fuga está em forma para ganhar.

Apostas falso plano

Fábio Babau — João Almeida. History in the making.

Henrique Augusto — Agora já só não aposto no João no dia da sua consagração.

Lourenço Graça — Mas isso pergunta-se? João "Bigodes" Almeida.

Miguel Branco — Isto a 1500 metros já pede um trepador colombiano: Fernando Gaviria.

Miguel Pratas — Warren Barguil. Ouviram primeiro no falso plano.

Ricardo Pereira — Zana. Descarrega Healy no Coi.

Sondagem falso plano