Antevisão Etapa 17 — La Vuelta ciclista a España
Queremos ver o Angliru a arder. #BotaLume
![Antevisão Etapa 17 — La Vuelta ciclista a España](/content/images/size/w1200/2023/09/la_vuelta_2018-2-7.webp)
Rescaldo da Etapa 16
O dia não começou bem. Welay Hagos Berhe e David de la Cruz (11.º na GC) não iniciaram a etapa e Nathan Van Hooydonck sofreu um grave acidente de viação. O corredor da Jumbo sofreu um enfarte e perdeu o controlo do carro em que seguia com a sua esposa grávida. Força, Nathan!
A fuga do dia, com 6 elementos, formou-se já na segunda metade da etapa e serviu apenas para Groves conquistar mais um sprint intermédio. A Jumbo nunca deu margem e a fuga foi apanhada ainda antes do início da subida a Bejes. Jonas Vingegaard foi quem abriu as hostilidades e a vantagem rapidamente chegou a 1 minuto para o grupo dos restantes favoritos. A um quilómetro do fim ainda vimos mais um Jumbo ao ataque, desta vez foi Primož Roglič, e pouco depois vemos o camisola roja Kuss em dificuldades.
No final de contas Vingegaard dedicou a vitória a Van Hooydonck, chegando com 1:01 de vantagem para o grupo de Ayuso, Mas, Vlasov e Roglič e 1:05 para Landa e Kuss. João Almeida chegou a 1:09 e Marc Soler a 1:23, perdendo preciosos segundos na luta pelo top-5. Finn Fisher-Black fez uma excelente subida — e a equipa, pá? — e terminou em 2.º, à frente de Poels e Storer, que atacaram em busca de pontos para a montanha.
Nas contas da geral, Kuss fica com 0:29 de vantagem para Vingegaard, que subiu ao 2.º lugar, e 1:33 para Roglič.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2023/09/azsihX2TwAS8GPhh2xEkBR-1200-80.jpg)
Percurso
A primeira metade em falso plano e a segunda a partir pernas. A sensivelmente 55 quilómetros da meta começa o sofrimento com o Alto de la Colladella seguido do Alto del Cordal, duas subidas curtas mas com trechos a rondar os 10% de inclinação.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2023/09/vuelta-a-espana-2023-stage-17-profile-daa232cae6.jpg)
Dois bons aquecimentos para o que aí vem: o mítico Angliru. A segunda metade da subida é duríssima. Aquele quilómetro a 17.3%... Custa até a ver do sofá.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2023/09/vuelta-a-espana-2023-stage-17-climb-n3-585045a90c.jpg)
PS: O Tourmalet é para meninos.
O que esperar
Será que a Jumbo vai para os rolos outra vez, a pensar numa etapa em full gas? Não têm necessidade disso nem a etapa permite, pois as dificuldades só começam 65 quilometros depois da partida.
A subida ao Angliru não é muito longa mas as pendentes altíssimas permitem fazer diferenças devastadoras para alguns. A UAE vai tentar algo, isso é certo, e têm vários cenários para explorar: a vitória da etapa com o João, um ataque de longe com o Soler, ou um ataque do Ayuso já no Angliru.
Enric Mas acredito que fique na expectativa para ver o que acontece com os três Jumbos e com Ayuso. Mas será que se Soler atacar ele vai atrás? O espanhol da UAE está em 6.º, imediatamente atrás do voltista da Movistar, a apenas 4 segundos. Vlasov e Uijtdebroeks se quiserem sonhar com o top-5 têm de arriscar já nesta etapa. A Bahrain, de Mikel Landa, também podia tentar algo: Poels, Caruso e Buitrago estão em boa forma.
Favoritos
Jonas Vingegaard — É o melhor trepador e o melhor voltista do Mundo. E hoje voltou a demonstrar que está pelo menos a 90%.
Sepp Kuss — Ia berrar no contrarrelógio e depois ia berrar no Tourmalet. A luz da reserva ainda não acendeu.
Remco Evenepoel — É candidato a ganhar qualquer etapa até ao fim da Vuelta. Agora tem margem — perdeu 14 minutos propositadamente hoje — e não precisa de explicar 10 vezes ao Vingegaard que só quer a etapa e a montanha.
A não perder de vista
Juan Ayuso — Estão a ver aquelas pendentes a rondar os 20%? É aí que ele vai arrancar. Ou vai ou racha.
João Almeida — Já não é um perigo na geral. Tem liberdade para tentar repetir o feito do Monte Bondone.
Primož Roglič — Em 2020 perdeu a liderança da Vuelta aqui, para o Carapaz. Só ganha se for em sprint reduzido, lançado por Sepp Kuss.
Enric Mas — Já disse que prefere o pódio na geral à vitória no Angliru. Mas diria que uma coisa implica a outra...
Hugh Carthy — Venceu em 2020 naquela em que foi a grande volta da sua vida. Nunca mais venceu no WT.
Apostas falso plano
Fábio Babau — Remco. Que se f*** a opinião pública.
Henrique Augusto — Nas grandes montanhas reina Vingegaard, como é óbvio.
Lourenço Graça — Roglič anda a guardar-se para este dia. O canibal vai atacar.
Miguel Branco — Remco Evenepoel. Mas espero que seja a partir do grupo dos favoritos e não da fuga.
Miguel Pratas — Vou respeitar o meu hot take. Ayuso ganha no Angliru.
Ricardo Pereira — Kuss. É um dia para cada.