Antevisão Etapa 16 — La Vuelta ciclista a España
O bis de Castrillo e o vai que não vai da mudança da roja.
![Antevisão Etapa 16 — La Vuelta ciclista a España](/content/images/size/w1200/2024/08/IMG_9534.jpeg)
Rescaldo da Etapa 15
A fuga do dia foi composta por onze ciclistas, mas apenas três fizeram por merecer um real destaque. Vlasov, Pavel Sivakov e Pablo Castrillo foram os resistentes desse grupo e o espanhol da Kern Pharma o herói do dia.
Naquela que era até então a ascensão mais difícil da prova, o espanhol voltou a ser rei. Que exibição. Foi ofensivo, soube sofrer e conseguiu a sua segunda vitória nesta Vuelta. Vlasov foi segundo e Sivakov terceiro.
No que à geral diz respeito, a Soudal tentou controlar o Cuitu Negro para o primeiro ataque ser de Mikel Landa, mas não deu grandes frutos. Todos seguiram na sua roda, até acontecer o já esperado ataque de Roglič.
A menos de dois quilómetros do final lá foi o esloveno, com a ajuda de Lipowitz, conseguindo mesmo distanciar-se de toda concorrência, com Ben O'Connor já em sérias dificuldades também.
Os dois últimos quilómetros eram duríssimos e pareciam nunca mais acabar. Enric Mas em nova bela exibição colou no esloveno e até o fez passar mal. Ainda assim, o ciclista da Red Bull conseguiu chegar com Mas à meta. Na prática acabou por perder vinte segundos pelo facto de ter andado colado ao carro antes da subida aquando da troca propositada de bicicleta, realizada com o objectivo de ter uma melhor performance na subida.
Notas: Enric Mas mantém-se num alto nível, Roglič podia estar melhor, mas tem dado para o gasto. O'Connor a aguentar-se, Skjelmose e Carapaz a manterem o nível dos últimos dias. Esperava mais de Landa e de Carlos Rodríguez nesta subida. E o miúdo Lipowitz continua a ser uma bela bengala de Roglič.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/09/lavuelta_castrillo_stage15.jpg)
O percurso
Mais um etapón que nos espera. Apesar de no final da etapa termos categoria especial nos Lagos de Covadonga, até lá chegarmos temos duas primeiras de dificuldade elevada também.
Mirador del Fito com pendente média de 7%, Collada Llomena 9.3% e Covadonga a média a ser de 7%.
Sem dúvida, uma das grandes etapas da Vuelta deste ano.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/09/vuelta-a-espana-2024-stage-16-profile-n2-1635e71101.jpg)
O que esperar
Acredito que nomes como Jay Vine, Marc Soler, Pablo Castrillo, ou até mesmo Wout van Aert poderão tentar entrar numa fuga e ganhar mais alguns pontos para a classificação da montanha.
Ainda assim, devido à dificuldade da etapa, creio que pouco ou nenhum conseguirá resistir e a vitória irá para os homens da geral. Podemos ter mudança da roja.
Favoritos
Primož Roglič — Apesar de não estar na melhor forma e de já ter vacilado algumas vezes, é claramente o mais forte. Pode ficar com a roja e nunca mais a largar.
Enric Mas — O maior adversário do esloveno. Está em modo La Vuelta.
A não perder de vista
Mattias Skjelmose — Não começou da melhor forma esta Vuelta, mas pelo que tem mostrado nos últimos dias espero uma bela terceira semana do dinamarquês.
Richard Carapaz — Desde que andou em fugas e entrou na luta pelo pódio tem estado muito consistente. Está a vinte e um segundos do pódio.
Sepp Kuss — Parece estar a subir de forma e não me espantava que alcançasse uma vitória nesta última semana. Era bonito para se despedir do título que ainda retém neste momento.
Florian Lipowitz — Tem sido um belo gregário de Roglič e acho que pode perfeitamente ambicionar ao top-5.
Mikel Landa e Carlos Rodríguez — Esperava muito deles, ainda mais com as prestações dos últimos dia, mas no Cuitu Negro desiludiram. Uma incógnita esta terceira semana.
Apostas falso plano
Fábio Babau — Adam Yates. F*** the GC.
Henrique Augusto — Dia de Landismo. Amém.
O Primož do Roglič — Modo canibal está de volta.
Miguel Branco — Bis de Woods.
Miguel Pratas — 3rd week Kuss.
Ricardo Pereira — Castrillo.