Antevisão Etapa 15 — Giro d'Italia

Agora é que vai começar! Pena que alguns comecem com quase 4 minutos de desvantagem.

Antevisão Etapa 15 — Giro d'Italia
Giro d’Italia

Rescaldo da Etapa 14

Ganna conseguiu a sua vingança. Passada uma semana lá levou para casa a vitória no contrarrelógio. Desta feita de forma confortável com pelo menos 30 segundos de vantagem para toda a concorrência.

Em segundo lugar ficou Pogačar, que provou mais uma vez estar num mundo à parte em relação a todos os seus adversários na geral individual. Entre esses, destaques positivos para Arensman, Tiberi e, principalmente, Ben O'Connor. E pela negativa, como esperado, Bardet, Rubio, Hirt e Fortunato que perderam à volta de 3/4 minutos.

Imagem

O percurso

Etapa rainha (ou uma das), com passagens pelo Mortirolo e chegada em Livigno a 2400 metros de altitude. Três contagens de primeira categoria, uma de segunda e uma de terceira que formam a típica etapa de alta montanha das grandes voltas.

Manerba del Garda — Livigno (Mottolino) (222km)

A primeira verdadeira dificuldade do dia será o Colle di San Zeno. Chega nos primeiros 60 quilómetros da etapa, conta com 13.7 quilómetros e 6.7% de inclinação média, e deverá ser onde a fuga se irá estabelecer.

Passados 70 quilómetros entram no Mortirolo, a primeira incursão em alta altitude neste Giro. São 12.6 quilómetros com uma média de 7.7% que é afetada por apenas dois quilómetros mais leves.

Por fim temos uma combinação de duas suas subidas. Uma mais longa e menos inclinada (o Passo di Foscagno, 14.6 kms a 6.3%) e outra mais curta e muito inclinada (o Mottolino, 4.6 kms a 7.7%). Pelo meio há uma curta descida.

O que esperar

O desfecho da etapa será provavelmente o que a UAE e/ou Pogačar quiser. Pessoalmente acredito que ele vai querer ganhar e arrumar de vez com a classificação geral.

Outro ponto de interesse é saber como as outras equipas vão correr. A meu ver, este deveria ser o derradeiro teste à capacidade do esloveno. Caso vejam que Pogi quer ganhar a etapa, acho que principalmente a INEOS deveria tentar um ataque em equipa com Arensman e Thomas para perceber se há algum sinal de fraqueza, não descartando tentar meter o neerlandês na fuga.

Favoritos

Tadej Pogačar — Só ele é favorito. A corrida é dele, ele é que decide se quer ganhar ou não.

A não perder de vista

Geraint Thomas — Está nesta lista por respeito.

Dani Martínez — Primeiro teste de fogo à sua consistência. O contrarrelógio não foi famoso mas conseguiu minimizar as perdas. Caso Pogačar não termine a etapa tem boas hipóteses de a ganhar.

Thymen Arensman — Pode ser o joker da INEOS e gozar de alguma liberdade.

Ben O'Connor — Incrível contrarrelógio. Parece estar em grande forma.

Michael Storer — Na fuga.

Einer Rubio — Saiu hoje do top-10, está na hora de entrar numa fuga.

Jan Hirt — Outro à porta do top-10.

Paret-Peintre — Um deles.

Apostas falso plano

Fábio Babau — Tadej Pogačar. Giro 2024 season finale.

Henrique Augusto — Bardet, porque gosto muito dele e prometi não apostar no Poga.

Lourenço Graça — Agora é a vez do mano mais velho. Aurélien Paret-Peintre.

Miguel Branco — Valentin Paret-Peintre. Eu queria vitória de Pozzovivo, mas 'tou a sentir bis de Valentin.

Miguel Pratas — Arensman rumo ao pódio.

Ricardo Pereira — Pogačar.

Sondagem falso plano