Antevisão Etapa 14 — Tour de France

Mais uma final feliz de Philipsen e o era uma vez na terra dos gnomos.

Antevisão Etapa 14 — Tour de France
Le Tour de France

Rescaldo da Etapa 13

O dia começou com más notícias para duas das principais equipas (Red Bull e UAE). Primeiro, Primož Roglič, que nem se fez à estrada devido à queda de ontem e depois Juan Ayuso, devido à Covid-19 e após sentir algumas debilidades já na estrada, abandonaram o Tour. Foi o terceiro abandono seguido do esloveno no Tour. Que azar, meu querido ciclista.

Os abandonos fazem parte deste nosso desporto e a etapa seguiu com a formação de uma fuga de vinte e um ciclistas. De realçar nomes como Mathieu van der Poel, Matej Mohorič, Magnus Cort, Rui Costa e uma das sensações desta edição, Jonas Abrahamsen. Adam Yates, sétimo à geral, também andava por lá, o que fez com que a etapa se corresse a um ritmo alucinante com as equipas do pelotão a tentarem anular a fuga.

Deste enorme grupo, tentaram ainda sair quatro: Magnus Cort, Kwiatkowski, Romain Grégoire e Julien Bernard.

O ritmo alucinante continuou e vários ciclistas foram perdendo o contacto no pelotão. Nomes importantes para a discussão na meta, Kristoff, Gaviria, Mark Cavendish e Dylan Groenewegen foram alguns desses nomes. O final acidentado ajudou a este processo e a etapa foi discutida por um grupo muito pequeno, devido também a uma queda já dentro dos três quilómetros finais a deixar cortado Arnaud De Lie.

Na meta, Jasper Philipsen começa a remedir-se do mau início e foi o mais rápido. Wout van Aert esbarrou outra vez no segundo posto e Pascal Ackermann arrecada mais um pódio.

"Quem és tu, Wout?" (foto: Bikemagazine)

O percurso

Agora sim podemos dizer que vai começar o Tour 2024, chegamos aos Pirinéus. Os ciclistas terão pela frente uma segunda categoria e duas categorias especiais, uma delas será o mítico Tourmalet.

A subida final será mais curta, dez quilómetros ao invés dos dezanove do Tourmalet, mas mais dura. A Pla d'Adet tem percentagens a rondar os 12% e terá um início do inferno mas que abranda no final.

Sendo que os primeiros setenta quilómetros são praticamente planos, os últimos oitenta e dois serão dignos de uma etapa de montanha.

Pau - Saint-Lary-Soulan (Pla d'Adet) (151,9km)

O que esperar

Duvido que exista ataques dos homens da geral no Tourmalet, pela dificuldade que existe no início da última subida. Pode formar-se alguma fuga, mas creio que curta e não terá grande margem para poder vingar.

Os favoritos poderão querer testar-se e isso pode trazer surpresas se alguém não estiver com boas sensações, ainda assim creio que a última subida será aquela que será fortemente atacada pelos favoritos à vitória final.

Resumidamente, o Tourmalet será subido a um ritmo alto para descartar alguns e na subida final será a luta entre Poga e Ving.

Favoritos

Jonas Vingeggard — Chegámos ao seu terreno e na etapa onze até pareceu que está a subir de forma. Teremos o início da reviravolta ou a falta de preparação irá fazer sentir-se?

Tadej Pogačar Ele é bom em todos os terrenos, mas sabe que aqui Ving é melhor. Teve apenas um dia menos bom há duas etapas, a ida ao Giro está a fazer-se sentir ou irá dar mais um recital?

A não perder de vista

Remco Evenepoel — Estou muito curioso para ver do que fará em grande altitude. Se mantiver firme no Tourmalet, creio que pode vir a intrometer-se na luta pela vitória final.

Carlos Rodríguez O homem forte da INEOS, vai estar claramente entre os melhores.

Giulio Ciccone Tem sido uma surpresa muito boa. Esperava vê-lo na luta pela camisola das bolinhas, mas está claramente aqui para top-10 ou quem sabe algo mais.

Felix Gall É daqueles que se estiver bem, tem hipóteses de amanhã poder entrar no top-10.

João Almeida Aquele clássico yoyo volta amanhã, mas vai fazer-nos ficar orgulhosos no final.

Adam Yates e Mikel Landa Aqueles fiéis escudeiros que deixam os líderes ir e mantém-se firmes conseguindo sempre um lugar honroso.

Apostas falso plano

Fábio Babau — G Thomas. Fuck the kids.

Henrique Augusto — B-O-T-A 🔥

Lourenço Graça — Era uma vez na terra dos gnomos, Ving vence.

Miguel Branco — Oscar Onley. Se a UAE não mandar Almeida para a fuga.

Miguel Pratas — Poga Show.

Ricardo Pereira — Poga arruma o Tour.

Sondagem falso plano