Antevisão Etapa 11 — La Vuelta ciclista a España
Mais uma fuga. Por este andar o Kämna vai lutar pela camisola dos pontos. Entretanto chegou o momento em que começamos a acreditar. #BotaLume
![Antevisão Etapa 11 — La Vuelta ciclista a España](/content/images/size/w1200/2023/09/la_vuelta_2018-2-1.webp)
Rescaldo da Etapa 10
Etapa de contrarrelógio é uma etapa em que dá para tirar algumas conclusões sobre quem está em forma, e esta não foi excepção. Ganna acabou por ganhar à frente de Remco, até aqui nada de surpreendente, depois Roglič provou mais uma vez a sua boa forma e perdeu apenas 20 segundos para Remco e, em quarto, ficou o nosso João que, com um grande contrarrelógio, ficou a apenas 34 segundos de Remco, ganhando tempo a Vlasov, Ayuso, Vingegaard e Mas que foi o pior dos favoritos. Entretanto Sepp Kuss conseguiu defender a sua liderança.
Em suma, dia menos bom para Remco (que perde a etapa), mau para Ayuso (que perde mais tempo do que o esperado na geral e perde tempo para o João), muito mau para Vingegaard (que perde muito tempo para Remco e Roglič e, quiçá, a liderança da equipa) e mau para Mas. Dia bom para Roglič que minimiza perdas em relação ao belga, para o João que ganha tempo à maior parte da concorrência e Vlasov pela mesma razão.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2023/09/image-6.png)
Percurso
Típica etapa da Vuelta, plana até à subida final, para além disso é uma etapa curta de apenas 163 quilómetros.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2023/09/image-4.png)
A subida final é a Laguna Negra, subida não muito dura com 6.5 quilómetros a 6.7%. Não deve dar para fazer grandes diferenças.
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2023/09/image-5.png)
O que esperar
Penso que é uma etapa típica para a fuga, a última subida não é muito dura por isso, a não ser que alguém esteja mesmo mal, não será suficiente para fazer reais diferenças. Espero portanto uma fuga grande, com equipas com mais que um elemento devido ao terreno plano, e a ganhar muitos minutos. Na geral devemos ter um sprint.
Favoritos
Lennard Kämna — Já ganhou uma, porque não outra?
Rui Costa — Mostrou estar em boa forma na etapa 8, só não disputou a vitória porque o pelotão não quis. Suponho que este seja um bom perfil para tentar outra vez.
Wout Poels — Parece estar em forma apesar do muito tempo perdido na nona etapa. A geral não é um objetivo por isso uma etapa pode ser.
A não perder de vista
Oier Lazkano — Tem tentado, ainda assim parece-me que os nomes mencionados estejam em melhores condições. Quem sabe se não entra na fuga só para ajudar Rubio como fez na etapa ganha por Kuss.
Damiano Caruso — Outro que já tentou mais que uma vez, ele ou Poels, um tem de ir.
Matteo Sobrero — Perdeu a etapa 9 para Kämna, é dia para tentar outra vez.
Apostas falso plano
Fábio Babau — Kévin Vauquelin.
Henrique Augusto — Romain Grégoire com a sua primeira grande vitória.
Lourenço Graça — Roglič a sprintar nos últimos 500 metros.
Miguel Branco — Van Eetvelt. Não sei, 'tou a sentir.
Miguel Pratas — Oier Lazkano, se o Kämna deixar.
Ricardo Pereira — É dia da raposa velha Rui Costa.