Antevisão Etapa 10 — Tour de France

Cuidado com as descidas. Queremos todos a cortar a meta.

Antevisão Etapa 10 — Tour de France
Tour de France

Rescaldo da Etapa 9

Michael Woods tornou-se no sétimo vencedor desta edição do Tour. O Canadiano ingressou na fuga e na última subida não deu hipótese à concorrência conseguindo assim uma importante vitória para a equipa da Israel. Destaque ainda para a geral, Tadej Pogačar arrancou Puy acima e tirou mais 8 segundos a Jonas Vingegaard que mantém a amarela, agora com 17 segundos de vantagem sobre esloveno.

Michael Woods tentou passar a meta nesta posição mas o Puy não deixou. (foto: Mid-day)

Percurso

A etapa 10 é um constante sobe e desce que inicia a subir em Vulcania e termina a descer em Issoire. No geral as subidas são curtas, perfeitas para os puncheurs e por outro lado, as descidas podem também revelar-se relevantes, principalmente após a ascensão ao Côte de La Chapelle - Marcourse (6.6km - 5.5%), com um final praticamente todo ele a descer.

Vulcania - Issoire (168km)

O que esperar

Este Tour tem estado a todo o gás e nesse sentido, creio que seja mais uma fuga. A etapa pede e creio que após o dia de descanso será esse o desfecho.

A Jumbo tendo WvA poderia ser uma interessada em evitar a fuga, mas penso que não irão trabalhar para manter o pelotão compacto, ao invés deixarão o belga ir também ele em mais uma fuga.

Com tantas equipas interessadas em lutar por etapas, creio que a partir do momento em que tiverem 1 ou 2 homens na frente, não irão trabalhar o resto do dia.

Gostava de ver o Mohorič e o Pidcock a descerem juntos, deve ser o mais próximo que se pode conseguir estar do MotoGP sem mota, mas com um "bina".

Contem com Powless entre os homens da fuga, o americano vai lutar pela camisola da montanha e creio que esse é neste momento um grande objetivo da EF.

Na geral não irão haver grandes mudanças creio que acima de tudo vão procurar proteger-se nas descidas, de forma a não comprometerem o seu futuro.

Favoritos

Mathieu van der Poel — A forma como tem lançado o Jasper, leva-me a crer que as pernas estão lá e creio que a confiança também. A Alpecin é equipa mais vitoriosa neste momento e creio que também queiram dar oportunidade ao seu campeão de vencer uma etapa.

Wout van Aert — Se a Jumbo o deixar ir, creio que tem sérias hipóteses numa chegada ao sprint num grupo reduzido.

Thomas Pidcock — Ainda não teve o seu dia nesta edição do Tour, creio que nesta fase a INEOS precisa de começar a pensar em ganhar uma etapa e esta etapa assenta-lhe muito bem.

Matej Mohorič — Assim como Pidcock tem sérias hipóteses de vencer a etapa. Outro exímio em descidas, tenho a certeza que vai estar na luta.

A não perder de vista

Magnus Cort — Don't sleep in Cort. Tem tudo para poder vencer esta etapa, no entanto também tem muita concorrência à altura.

Neilson Powless — Outro que também pode perfeitamente disputar a etapa, no entanto também pode só querer passar as contagens de montanha na frente e depois levanta o pé.

Victor Lafay — Desaparecido desde a etapa 3, creio que amanhã é dia para voltar a aparecer. Se vier com a força dos primeiros dias, muita atenção.

Julian Alaphilippe — A Soudal - Quick Step está em muito maus lençóis. Jakobsen depois da queda tornou o pesadelo realidade e creio que neste momento o francês pode ser a salvação desta equipa que tanto nos tem habituado a ganhar nos últimos anos.

Apostas falso plano

Fábio Babau — Tom Pidcock. C'mon Tommy.

Henrique Augusto — Começa a ser meio parvo, mas a esperança é a ultima a morrer e eu sou um fã fiel. A minha aposta vai para Alaphilippe.

Lourenço Graça — MvdP a atacar no Col de la Croix.

Miguel Branco — Madouas com dedicatória para o Gaudu.

Miguel Pratas — Terceiro bigode consecutivo do Magnus Cort na etapa 10 de uma grande volta.

Ricardo Pereira — Acaba a descer? Acaba com Mohorič a levantar os braços.

Sondagem falso plano