Antevisão Etapa 1 — La Vuelta ciclista a España

El primer día del resto de tu vida.

Antevisão Etapa 1 — La Vuelta ciclista a España
La Vuelta

O percurso

Não há muito a dizer. É um contrarrelógio plano de 12 quilómetros na Marginal de Lisboa. A rampa de partida é na Praça do Império, em Belém, e a meta é junto à Praia da Torre, em Oeiras.

Lisbon - Oeiras (12km)

É um percurso simples, que não exige técnica — só há uma curva de 90º na fase inicial —, e a sua curta extensão permite ir a todo o gás durante os 12 quilómetros.

O vento não deve aparecer, mas do calor não se escapam.

O que esperar

Muito calor. Muita cerveja. Muita gente na Marginal a apoiar os nossos ídolos.

A luta pela primeira roja deverá estar restrita a Tarling e Van Aert. São os claros favoritos.

Há outros especialistas presentes que podem lutar pelo top-5. Destaco Brandon McNulty (campeão americano), Jay Vine, Stefan Küng (campeão suíço), Bruno Armirail (campeão francês), Mathias Vacek (campeão checo) e Edoardo Affini.

Apesar da curta extensão já vai dar para fazer (pequenas) diferenças entre os candidatos à geral. Desse lote Primož Roglič (pode fazer top-3), João Almeida, Antonio Tiberi, Mattias Skjelmose e Thymen Arensman poderão ganhar tempo aos restantes.

Nelson Oliveira preferiria um percurso mais longo mas vai com certeza dar tudo perante o apoio dos portugueses e acredito que não fique de fora do top-10.

Ordem e tempos de partida

O primeiro a arrancar é Luis Ángel Maté, às 16:23. O veterano da Euskaltel - Euskadi, vencedor de uma etapa e da camisola da Montanha na última edição da Volta a Portugal, vai retirar-se no final do ano.

Joshua Tarling, um dos grandes favoritos, parte às 18:32.

1/2

Dos portugueses, João Almeida será o primeiro a partir, às 18:55. Nelson Oliveira e Rui Costa partirão seguidos, às 19:06 e 19:07, respetivamente.

O último a sair é Wout van Aert, medalha de bronze no contrarrelógio dos últimos Jogos Olímpicos, às 19:18.

2/2

Favoritos

Joshua Tarling — A queda em Paris impediu a conquista de uma medalha, quiçá a de ouro. O miúdo da INEOS é muito bom nisto e é o grande favorito a vestir a primeira roja.

Wout van Aert — O belga está sedento de vitórias e até já sabe um ditado popular em português: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.". Esteve bem no contrarrelógio dos Jogos Olímpicos — foi bronze.

A não perder de vista

Primož Roglič — Dos candidatos à geral é o mais forte nesta componente. 1, 1, 1, 1, 2, 3. Estes são os resultados do campeão olímpico de Tóquio em esforços individuais na Vuelta.

Brandon McNulty — As Colnago andam brutas nos contrarrelógios, este ano já triunfaram em 9. O McBacon limpou dois contrarrelógios individuais, ambos no World Tour. No UAE Tour venceu um com um perfil idêntico.

Jay Vine — E sabem quem ficou em 2.º nesse contrarrelógio? Pois. E sabem quem venceu o contrarrelógio de Burgos há uns dias? Pois.

João Almeida — O apoio dos fãs vai dar-lhe uns watts extra.

Nelson Oliveira — Foi 7.º nos Jogos Olímpicos de Paris e aqui pode repetir o bom resultado.

Mathias Vacek — O meu dark horse para o top-5.

Apostas falso plano

Fábio Babau — WvA. Com o Lourenço em lágrimas.

Henrique Augusto — Tarling. Primeira etapa numa grande volta, primeira camisola de líder.

O Primož do Roglič — O Van Aert vai dedicar-me esta.

Miguel Branco — Tarling. Vingança de Paris.

Miguel Pratas — Joshua Michael Tarling.

Ricardo Pereira — Tarling.

Sondagem falso plano