Antevisão Etapa 1 — La Vuelta ciclista a España

"There was a team that had a train and Jumbo was its name-o, J-U-M-B-O, J-U-M-B-O, J-U-M-B-O, and Jumbo was its name."

Antevisão Etapa 1 — La Vuelta ciclista a España
La Vuelta 

Introdução

Sejam bem-vindos a mais uma La Vuelta em terra de nuestros hermanos e que, pela segunda vez consecutiva, a terceira nos últimos cinco anos, a prova começa com o sempre também bem-vindo, Team Time Trial. No ano passado a Jumbo-Visma levou a melhor sobre as restantes equipas e ainda fez cumprir um sonho de um menino local, Robert Gesink. Relembramos que no ano passado a Vuelta começou nos Países Baixos e o homem da casa foi o primeiro a passar na linha de meta. Este ano a prova inicia na incrível cidade de Barcelona, onde as equipas irão dar o kick para aquelas que prometem ser as melhores três semanas das útltimas semanas.

Robert Gesink, líder da geral individual no final da etapa 1 (TTT) (foto: Eurosport)

Percurso

São 14,8km dentro de Barcelona, com as 22 equipas a passarem pelas ruas da cidade para depois seguirem para a zona de praia onde irão ter uma sucessão curvas ligeiras à direita que os irá levar a terminar em frente à emblemática fonte do Parc de Montjuïc.

Barcelona - Barcelona (14.8km)

O que esperar

Estou ansioso por ver as equipas a lutar pelo primeiro lugar, creio que esse será o cenário independentemente de quem vista a vermelha no final do dia, parece-me que se trata de uma questão de orgulho de grupo e não de pensamento na geral individual. Este ano serão menos 9 quilómetros que no TTT do ano passado (23km), não se esperam as diferenças de 2 minutos a que assistimos em Utrecht, mas também não se espera que as equipas se poupem. Todos vão querer estar bem e entrar com o pedal direito.

Favoritos

Jumbo-Visma — São a melhor equipa em prova e trazem os vencedores das duas grandes voltas (Giro e Tour) anteriores. Vai ser difícil batê-los.

Ineos Grenadiers — Se há alguém que poderá estragar os planos da Jumbo-Visma, esse alguém é a Ineos. Tem uma equipa muito competente e geralmente não facilita nestes esforços colectivos.

Soudal Quick-Step — Trazem o vencedor da geral do ano passado e uma equipa bastante em forma para o ajudar a repetir o feito. Vão lutar pela vitória.

A não perder de vista

UAE Emirates — Podiam ser favoritos, mas eu não os vejo como tal. Têm o João e o Ayuso com provas dadas neste tipo de esforços, mas carecem de mais experiência dentro da equipa para ter aqui um resultado de top 3.

Groupama-FDJ — A não perder de vista na perspetiva de underdogs. Gosto muito desta energia jovem da equipa francesa e creio que isso lhes pode valer uma boa classificação colectiva.

Apostas falso plano

Fábio Babau — Jumbo-Visma. A melhor equipa em prova.

Henrique Augusto — Kuss de vermelho.

Lourenço Graça — As abelhas iniciam a sua caminhada em busca da glória eterna.

Miguel Branco — Jumbo-Visma. Só espero que não ofereçam a roja ao Atilla Valter.

Miguel Pratas — Vitória para a INEOS e Thymen Arensman de roja.

Ricardo Pereira — Castroviejo de vermelho.

Sondagem falso plano