Antevisão — E3 Saxo Classic

E3 em 3 para Wout van Aert?

Antevisão — E3 Saxo Classic
E3 Saxo Classic

Introdução

O "pequeno" Tour de Flandres conhecido por E3 Saxo Classic, é o prelúdio para aquele que é o Monumento da primavera Ronde van Vlaanderen - Tour de Flandres. Em 2023, quem pagou bilhete teve direito a um espetáculo completo, que culminou com a segunda vitória consecutiva de Wout van Aert, que desta vez bateu ao sprint Tadej Pogačar e Mathieu van der Poel.

Van Aert primeiro descolou e depois fez descolar na linha de meta. (créditos: getty images)

O percurso

Percurso que ganha não se mexe. Harelbeke ou Harlem Shake é como quiserem, desde subidas de cortar o coração a finais de roer as unhas, preparem-se para testemunhar o desenrolar da história do ciclismo. Não percam a ação, enquanto os ciclistas enfrentam o derradeiro teste antes do exame final.

Harelbeke - Harelbeke (207.6km)

O que esperar

Todos aguardamos por mais uma batalha entre Wout van Aert e Mathieu van der Poel, naquela que antecede o "duelo final". A Visma volta a trazer uma equipa fortíssima, com uma profundidade monstruosa, para tentar bater o neerlandês e assim dar a Van Aert o 3/3 nesta clássica. Recordemos que no ano passado Pogačar fez descolar Van Aert, que se aproveitou de um trabalho incansável de Van der Poel, para na meta lhe dar a machadada final.

As lições servem para se aprender e tenho a certeza que Van der Poel aprendeu com o erro do ano passado. Por outro lado, acho que o plano da Visma irá passar por endurecer a corrida de forma a que o neerlandês fique sozinho o mais cedo possível.

Há mais atletas no pelotão é verdade, só não estou a ver é nenhum deles se sobressair a estes dois e acredito que será Van der Poel a partir a corrida, obrigando Van Aert — e quem conseguir — a ir atrás.

Favoritos

Mathieu van der Poel — Na minha opinião é o grande favorito à vitóra independentemente do que a história nos conta. Depois do brilhante trabalho na MSR para Jasper Philipsen, agora é a vez do campeão do mundo brilhar.

Wout van Aert — É o principal interessado em vencer esta prova e fazer o hat-trick. A equipa está com ele e não poupou ninguém para o ajudarem a revalidar o título.

Matej Mohorič — Disse no final da MSR ter um "unfinished business" com a Volta à Flandres. Estar bem na mini Flandres será um ótimo sinal para o que aí vem.

A não perder de vista

Matteo Jorgenson — Limpou o Paris-Nice por consistência e pode ser aqui uma cartada da Visma caso Van Aert e Van der Poel se estejam a marcar um ao outro. No ano passado, terminou mesmo atrás dos três aliens.

Stefan Küng — Costuma estar bem nesta prova e este ano não tendo Pogačar a partir a corrida cedo, pode ter algumas hipóteses de fazer uma boa prestação.

Mads Pedersen — Ficou aquém das expectativas no Paris-Nice e mais recentemente na MSR. Espero que isso signifique que vem aqui com tudo.

Apostas falso plano

Fábio Babau — Mathieu van der Poel. Com o penteado atual será sempre o favorito.

Henrique Augusto — Quando MVDP está presente, a minha aposta é feita by default.

Lourenço Graça — Revenge de MVDP.

Miguel Branco — Arnaud De Lie: sprinter o caraças.

Miguel Pratas — Hat-trick Wout.

Ricardo Pereira — Mads.

Sondagem falso plano