Análise às Equipas — La Vuelta ciclista a España
Análise falso plano às equipas presentes na Vuelta.
![Análise às Equipas — La Vuelta ciclista a España](/content/images/size/w1200/2024/08/Imagem-WhatsApp-2024-08-14--s-19.42.39_bcf643ee.jpg)
Decathlon AG2R La Mondiale Team
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GUxEeosXcAADDHD.jpeg)
A Decathlon está a fazer uma grande temporada, mas falhou redondamente na Volta a França. Um dos objetivos da equipa é fazer top-5 com Ben O'Connor, que foi o 4.º Giro e está de saída da equipa. Para conseguir uma boa prestação na geral vai contar com o apoio de Felix Gall, que acabou por desiludir no Tour, falhando o top-10 final. Valentin Paret-Peintre, que brilhou no Giro, é outro nome forte na montanha. Fala-se que o trepador francês pode estar a caminho da Soudal.
Victor Lafay voltou à estrada há um mês e faz aqui a sua estreia no World Tour pela Decathlon. Tem várias etapas ao seu jeito, estou curioso para ver como se vai apresentar. Geoffrey Bouchard, vencedor da montanha em 2019, também começou tarde a temporada, mas é um corredor que se gosta de mostrar neste tipo de corridas. Clément Berthet tem tido resultados interessantes, principalmente em clássicas de montanha, e pode surpreender num dia de fuga.
O bloco fica completo com dois roladores: Bruno Armirail, o campeão francês de contrarrelógio, e Sander De Pestel.
bitaite falso plano: Paret-Peintre volta a vencer numa grande volta em 2024, mas desta vez executa apenas quatro celebrações diferentes.
Alpecin - Deceuninck
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GU7eCp7XcAAbb1h.jpeg)
A Alpecin vai repetir a receita das últimas grandes voltas: apostar nos sprints. Kaden Groves falhou a vitória no Giro e ficou em segundo na maglia ciclamino, mas tem aqui uma oportunidade para se redimir, com menos concorrência, mas também com menor quantidade de oportunidades para sprintar. O seu comboio é composto por Edward Planckaert, Oscar Riesebeek, Maurice Ballerstedt e Juri Hollmann.
Quinten Hermans tem um perfil para se destacar em etapas de média montanha com final inclinado, mas a forma recente tem sido muito irregular. Xandro Meurisse pode tentar a sua sorte nas fugas e Luca Vergallito faz a sua estreia em grandes voltas.
bitaite falso plano: Groves falha novamente e vai procurar emprego na Jayco.
Arkéa - B&B Hotels
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/f7daa7349afa890aac80b80c1995ddd27b208b26-1800x1200.webp)
A Arkéa participa pela terceira vez na Vuelta. A equipa francesa vai à procura de oportunidades para vencer uma etapa e somar pontos UCI. Também têm objetivos ao nível da GC, com Cristián Rodríguez a procurar repetir o top-15 da última edição — foi 13.º. O corredor espanhol conta com Michel Ries e Laurens Huys nas montanhas ibéricas.
Élie Gesbert está a ter uma temporada azarada, com várias lesões, e chega sem grandes ambições pessoais. Łukasz Owsian é o road captain e Thibault Guernalec, Simon Guglielmi e Mathis Le Berre serão os baroudeurs.
bitaite falso plano: Guernalec vence o sprint intermédio de Alcobaça, na segunda etapa.
Astana Qazaqstan Team
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/IMG_0817-1536x864.jpg)
A Astana tem objetivos similares aos da Arkéa: lutar por etapas e tentar uma boa GC com Lorenzo Fortunato. O italiano foi 12.º no Giro e soma outros resultados interessantes tais como a conquista da camisola da montanha no Dauphiné e o 2.º lugar, há uns dias, na etapa rainha da Vuelta a Burgos.
Os dois Harolds da equipa, Harold Tejada e Harold Martín López, são dois corredores sul-americanos que sobem bem e podem ter oportunidades para se mostrar nas etapas duras. O jovem Santiago Umba também não sobe mal.
Ide Schelling será a cartada da equipa para as etapas disputadas ao sprint. Os miúdos Gleb Brussenskiy, Gianmarco Garofoli, Nicolas Vinokurov completam este bloco muito jovem.
bitaite falso plano: O Harold bom vence a etapa 8, em Cazorla.
Bahrain - Victorious
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/2024TBV_SpecialLineupVuelta_A4-WEB-copy-8-2048x1024.jpg)
Depois do excelente desempenho no Giro, onde foi 5.º e levou a camisola da juventude, Antonio Tiberi volta a merecer a confiança da Bahrain para liderar a equipa numa grande volta. A contratação do italiano está a ser uma aposta ganha.
O jovem conta com um bloco experiente em seu redor. Damiano Caruso, o capitão da equipa, é um exemplo para os jovens da equipa e ainda está a um bom nível. Jack Haig conhece bem estas estradas e vai ser fundamental nas etapas mais duras. Torstein Træen venceu uma etapa na Suíça e é um nome a ter em conta para as fugas com chegada em alto. Jasha Sütterlin e Kamil Gradek são outros corredores experimentados. Rainer Kepplinger e Fran Miholjević fecham o 8 da Bahrain.
bitaite falso plano: Tiberi atropela um gato na serra de Sintra.
Red Bull – BORA – hansgrohe
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GUyyzFFWcAAJVYt.jpeg)
É um equipazo aquele que a Red Bull leva à Vuelta! O Band of Brothers conta com um bloco de luxo para atacar a geral. As dúvidas sobre a presença de Primož Roglič estão dissipadas, o esloveno recuperou e vai mesmo tentar conquistar a Vuelta pela quarta vez — venceu entre 2019 e 2021.
O co-líder é Aleksandr Vlasov, voltista super consistente, que foi 7.º na última edição. Como se estes dois nomes não bastassem ainda há Daniel Felipe Martínez, que entrou com o pé direito na BORA e está a fazer uma temporada fantástica — foi 2.º no Algarve e no Giro.
O poderio na montanha não fica por aqui. Contam com três jovens competentes na montanha: Florian Lipowitz, uma das revelações do ano, vai fazer a sua estreia em grandes voltas; Giovanni Aleotti venceu a Volta à Eslovénia em Junho; e Roger Adrià é um catalão com muita qualidade. Já com um perfil diferente, os sempre fiáveis Nico Denz e Patrick Gamper.
bitaite falso plano: Roglič não cai antes da terceira semana.
Cofidis
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GU895hlWwAAbvmx.jpeg)
Não surpreende, é uma equipa talhada para caçar etapas. Guillaume Martin, nas montanhas, e Bryan Coquard, nos sprints, vêm do Tour e são as figuras da equipa, juntamente com os espanhóis Jesús Herrada e Ion Izagirre, que estão a fazer uma temporada abaixo daquilo que nos habituaram.
Os veteranos Kenny Elissonde e Rubén Fernández darão o suporte necessário nas etapas mais duras enquanto Thomas Champion e Jonathan Lastra são mais talhados para as etapas com menos dureza.
bitaite falso plano: Coquard vence duas etapas consecutivas.
EF Education - EasyPost
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GU306-6WQAAMwiv.jpeg)
Richard Carapaz, camisola da montanha e vencedor de uma etapa na Volta a França, diz que vai lutar pela geral na Vuelta! Isto normalmente significa um flopazo tremendo, mas a verdade é que o equatoriano tem estado muito bem ultimamente. A melhor defesa é o ataque, espero continuar a ver o Jaguar de Tulcan em modo ofensivo.
O outro destaque da equipa é o nosso Rui Costa, vencedor de uma etapa na última edição. A partida deverá ser um fator motivacional adicional para o português tentar brilhar novamente. Uma vitória em Portugal seria uma forma bonita de fechar a sua história na Vuelta.
Jefferson Alexander Cepeda tem estado a andar muito ultimamente e vai ser uma ajuda preciosa nas montanhas, tal como o veterano Rigoberto Urán, que vai fazer aqui a última grande volta da sua carreira. O campeão irlandês Darren Rafferty faz a sua estreia em grandes voltas, quem sabe se não será o líder daqui a uns anos. Os outros domestiques são Owain Doull, James Shaw e Harry Sweeny.
bitaite falso plano: Rui Costa dá mais uma masterclass, vencendo uma tirada na segunda semana.
Groupama - FDJ
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/gfdj.png)
Parece que queimaram o Lenny Martinez no Tour e agora não faz a Vuelta, que foi o objetivo delineado para 2024. Mas enfim, o trepador está de saída então vais vale apostar numa jovem promessa chamada David Gaudu. O sucessor de Pinot voltou a baixar o nível e foi apenas 65.º na Volta a França. Está a ter um ano penoso em provas por etapas.
Kevin Geniets, Stefan Küng e Quentin Pacher vêm do Tour. O suíço vai disputar o prólogo e o contrarrelógio final, enquanto o puncheur francês tem várias etapas ao seu jeito, para somar os seus sólidos top-5. Rémy Rochas parece estar a subir ao nível e pode ser um nome interessante para as fugas. Sven Erik Bystrøm, Lorenzo Germani e Reuben Thompson são os domestiques.
bitaite falso plano: Tazonde Grégoire?
INEOS Grenadiers
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/vuelta-lineup-2024-website-banner.jpg)
Depois do fiasco no Tour a INEOS chega a Lisboa com a pressão de ter de fazer uma boa GC além de levar, pelo menos, uma etapa para casa. As ambições para a geral são partilhadas pelos jovens Carlos Rodríguez, 7.º no Tour, e Thymen Arensman, 6.º no Giro. Os dois líderes contam com o super gregário Laurens De Plus.
Joshua Tarling, provável vencedor do prólogo, e Jhonatan Narváez, candidato à vitória em meia dúzia de etapas, serão as melhores cartas da equipa para conquistar vitórias, além do valioso contributo que darão aos seus chefes de fila. O bloco da INEOS fica completo com os trepadores Brandon Smith Rivera, Óscar Rodríguez e com o jovem Kim Heiduk, que poderá ter oportunidades nas etapas de sprint.
bitaite falso plano: Tarling veste a roja em Oeiras. Arensman termina no pódio final e leva a camisola da juventude.
Intermarché - Wanty
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GU7Pl2yXcAAwZHE.jpeg)
A Intermarché quer vencer uma etapa pelo quarto ano consecutivo — Rein Taaramäe (2021), Louis Meintjes (2022) e Rui Costa (2023) — e assegurar um lugar no top-10 final com Louis Meintjes. Sobre o segundo objetivo tenho muitas dúvidas.
De Lorenzo Rota, Kobe Goossens e Rein Taaramäe espera-se que sejam ativos na busca por oportunidades nas fugas de média montanha. Já o belga Arne Marit é o sprinter da equipa e conta com o seu compatriota Vito Braet — 2.º na Figueira Champions Classic —, que também poderá ter as suas oportunidades em etapas de sprint um pouco mais duras. Tom Paquot e Simone Petilli vão ser os gregários de serviço.
bitaite falso plano: Rota vence finalmente no World Tour.
Team Visma | Lease a Bike
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GU2MLkfWoAEB3pZ.jpeg)
A Visma vai tentar repetir a vitória de Sepp Kuss, mas esta tarefa não se adivinha nada fácil. Desta vez não há Vingegaard nem Roglič, mas o bloco é sólido: nas montanhas conta com Cian Uijtdebroeks, Steven Kruijswijk, Attila Valter e com o capitão Robert Gesink; no plano Edoardo Affini e Dylan van Baarle dão garantias.
Wout van Aert faz a sua estreia nesta grande volta e tem pelo menos 7/8 etapas em que pode discutir a vitória. O belga ainda não venceu no World Tour este ano e está sedento para voltar aos triunfos. A concorrência é relativamente fraca pelo que não me surpreenderá nada se limpar pelo menos três.
bitaite falso plano: Van Aert vence quatro etapas, uma delas em Portugal. Quanto ao Kuss, os deuses do ciclismo não dormem e vai ser um fiasco completo.
Lidl - Trek
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GU3GWwRWMAAqFeP.jpeg)
Mattias Skjelmose não se deu bem com o frio nas Ardenas, vamos ver como aguenta o calor ibérico. Tem qualidade e perfil para ser um voltista de alto nível, mas ainda falta comprovar isso em três semanas, vamos ver se é desta. Este é o grande objetivo do dinamarquês para 2024. Chegou a hora. O seu braço direito vai ser Tao Geoghegan Hart, que não está a ter um ano fácil.
Giulio Ciccone vai dividir o tempo entre gregário e caçador de etapas. Sam Oomen, Patrick Konrad e Carlos Verona estarão focados no seu chefe de fila, tal como o confiável Otto Vergaerde. Mathias Vacek tem estado em grande forma, vai disputar o pódio do prólogo e espero vê-lo ativo nas fugas.
bitaite falso plano: O Nys ganhava meia dúzia, assim nem uma.
Movistar Team
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/LA-VUELTA-MASC-1229x1536.jpg)
A Movistar apresenta um bloco sólido para atacar a sua grande volta. Enric Mas e Nairo Quintana vão tentar honrar os objetivos da equipa ao nível da classificação geral. A equipa conta ainda com três caçadores de etapas exímios: Oier Lazkano, vice-campeão espanhol; Einer Rubio, 7.º no Giro; e Pelayo Sánchez, vencedor de uma etapa no Giro.
O nosso Nelson Oliveira, como sempre, vai ser o capitão de estrada, e vai ser muito aplaudido durante o prólogo. Jorge Arcas e Carlos Canal completam o bloco espanhol.
bitaite falso plano: Vai ser o Rubio a representar a Movistar no top-10 final. O Pelayo ou o Lazkano vencem uma etapa.
Soudal Quick-Step
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GU8UTXgXoAAbDHq.jpeg)
O Landismo vive e vai espalhar a sua fé pela Península Ibérica. Mikel Landa, 5.º no Tour, vai liderar a Soudal nesta edição da Vuelta. A lenda do ciclismo espanhol tem estado a fazer uma época irrepreensível.
Mattia Cattaneo, James Knox e os belgas Mauri Vansevenant, Louis Vervaeke e William Junior Lecerf terão de dar ao pedal para ajudar o seu líder a chegar à roja. Os dinamarqueses Kasper Asgreen e Casper Pedersen serão os guarda-costas do seu líder no plano.
bitaite falso plano: Ainda não vai ser desta que Landa vence uma grande volta.
Team dsm-firmenich PostNL
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/dsm.png)
A dsm-firmenich chega motivada depois do sucesso na Vuelta a Burgos. A equipa neerlandesa apresenta um bloco jovem e vai dar a primeira oportunidade a Max Poole para liderar numa grande volta. O britânico de 21 anos ficou em 2.º em Burgos e tem feito um percurso muito sólido em provas por etapas.
Pavel Bittner estreou-se a vencer na Vuelta a Burgos, conquistando duas etapas e a camisola dos pontos. O checo de 21 anos fez por merecer esta oportunidade e vai ser o sprinter de serviço.
Chris Hamilton e os neerlandeses Gijs Leemreize, Enzo Leijnse, Tim Naberman, Martijn Tusveld e Julius van den Berg vão dar suporte aos seus líderes.
bitaite falso plano: Poole fecha o top-10 final.
Team Jayco AlUla
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/ja.png)
O objetivo da Jayco é simples: vencer etapas. Cada um dos oito selecionados vai ter as suas oportunidades. O perfil não varia muito, praticamente todos sobem decentemente e têm ganas de vencer. Mauro Schmid, campeão suíço, tem estado em crescendo de forma e parece-me ser a melhor opção para picar o ponto. Os outros três nomes mais fortes, tendo em conta o palmarés e a forma recente, são Eddie Dunbar, Filippo Zanna e Chris Harper.
O veterano Alessandro De Marchi já venceu três etapas na Vuelta, há uns anos, e nunca pode ser descartado. É raposa velha. O jovem Felix Engelhardt tem uma ponta final muito interessante e pode surpreender nas chegadas mais empinadas. Welay Hagos Berhe não sobe mal e Callum Scotson é um rolador muito competente.
bitaite falso plano: O Schmid vai ter sucesso, se não jogar com duplo pivot e dois médios interiores.
UAE Team Emirates
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/Vuelta-Website.jpg)
A UAE Emirates quer repetir o feito da Visma em 2023 e para isso conta com uma equipa de luxo. Os co-líderes dispensam apresentações, são voltistas de topo e têm estado a um nível altíssimo: João Almeida & Adam Yates, 4.º e 6.º no Tour, respetivamente, têm formado um duo temido desde o arraso que deram na Volta à Suíça, onde foram 1-2 na geral e nas últimas quatro etapas. O corredor português têm ainda a motivação extra da corrida começar em Portugal e passar pela sua terra natal.
Brandon McNulty e Isaac del Toro também andam muito e podem ser os jokers da equipa. São nomes fortes também para o prólogo de Lisboa e o contrarrelógio de Madrid. Marc Soler tem vindo a merecer cada vez mais a nossa consideração após uma série de excelentes prestações como gregário. Vai fazer esse papel e vai ter oportunidades para se lançar ao ataque, como ele tanto gosta.
Jay Vine não corria desde o grave acidente no País Basco, mas a vitória no contrarrelógio da Vuelta a Burgos, logo após o seu regresso, fez com que a equipa lhe desse a última vaga. Pavel Sivakov não se portou mal no Tour e andou bem em San Sebastián. Filippo Baroncini faz a sua estreia em grandes voltas.
bitaite falso plano: Quatro corredores diferentes, pelo menos, vencem uma etapa. O ciclista português vai vestir uma camisola vermelha em Madrid.
Equipo Kern Pharma
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GUyLL0zWAAAwIZS.jpeg)
É um conjunto 100% espanhol que promete animar as fugas e conta com jovens com muita qualidade. Pablo Castrillo, de 23 anos, chega em grande forma: foi 7.º em Burgos e 17.º em San Sebastián. Urko Berrade é outro que esteve intratável em Burgos: foi 4.º na geral, a 7 segundos do pódio.
Jorge Gutiérrez é outro jovem que se tem vindo a mostrar e a Kern Pharma já o segurou até 2026, tal como Pau Miquel, um jovem com resultados muito interessantes em corridas de um dia.
José Félix Parra acabou por me desiludir na Volta a Portugal, esperava mais, mas tem tido um ano muito positivo. Unai Iribar, Ibon Ruiz e Antonio Jesús Soto são os aguadeiros.
bitaite falso plano: Os miúdos vão fazer um par de pódios.
Euskaltel - Euskadi
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GU7PCF-W8AALATG.jpeg)
A mítica Euskaltel - Euskadi brilhou na Grandíssima: Luis Ángel Maté venceu na chegada à Guarda e levou a camisola da Montanha; e Mikel Bizkarra (5.º) e Joan Bou (8.º) ficaram no top-10 final. Estes três corredores estão na Vuelta, como não poderia deixar de ser.
A equipa conta com Jon Aberasturi para somar pontos UCI nas etapas ao sprint. O veterano está a ter uma temporada muito consistente. Txomin Juaristi é outro corredor em grande forma — 13.º em Burgos. Dele esperam-se boas prestações nos dois contrarrelógios, em Lisboa e em Madrid.
O bloco fica completo com Xabier Berasategi, Gotzon Martín e Xabier Isasa.
bitaite falso plano: Maté veste a camisola da montanha em Ourém.
Israel - Premier Tech
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/4x5_LINE-UP_LA-VUELTA_Main.png)
A Israel - Premier Tech tem um bloco equilibrado para atacar todas as frentes. Na geral, os ciclistas protegidos vão ser Michael Woods, George Bennett e Matthew Riccitello. O jovem americano está a ter uma evolução sustentada e julgo que já poderá fazer algo relevante na GC.
Para os finais ao sprint, Corbin Strong é um corredor que dá garantias de lutar pela vitória. Passa muito bem as dificuldados e finaliza como poucos, pode ser um joker na luta pela camisola dos pontos.
Dylan Teuns, Marco Frigo e Riley Sheehan podem e devem animar as fugas nas últimas duas semanas. Nadav Raisberg é o israelita da equipa.
bitaite falso plano: Strong e Sheehan picam o ponto.
Lotto Dstny
![](https://www.falsoplano.pt/content/images/2024/08/GUyBlvcWEAAvRsb.jpeg)
Lennert Van Eetvelt voltou em grande nível após os problemas no joelho e vai testar os seus limites em três semanas. O 3.º lugar em San Sebastián comprova a boa forma e estou muito curioso para ver como se vai apresentar. Vai ser o protegido da Lotto.
Victor Campenaerts venceu finalmente uma etapa na Volta a França e tem aqui a oportunidade completar a trilogia de vitórias em grandes voltas. Andreas Kron tem dado boas indicações e é um corredor que gosta desta corrida. Venceu uma etapa na última edição. Sylvain Moniquet é um corredor underrated que tem tido bons resultados em provas por etapas nesta temporada e vai ser muito útil a Van Eetvelt nas montanhas, tal como Eduardo Sepúlveda.
Thomas De Gendt vai fazer a sua última aparição numa grande Volta e Arjen Livyns e Jonas Gregaard fecham o bloco da equipa belga.
bitaite falso plano: Van Eetvelt vence a etapa rainha.